Depois do rock e do rap, quem dá as caras por aqui e marca a volta às atividades desta coluna é o DUB e o Ragga, estilos musicaisdescendentes diretos do celeiro produtivo jamaicano e ideal tanto pra dar uma relaxada depois da session, quanto pra dar a instiga de fazer aquele role com o carrinho.
Sem mais, as dicas dessa vez estão logo abaixo pra você colocar nos seus fones e saí por aí.
DubFX
Imagina um cara que compra uma pedaleira que grava sons e é cheia de efeitos,daí ele sai criando umas batidas e por último joga a sua voz por cima.Dub FX é isso, o que costumamos chamar de ‘banda de um homem só’, nesse caso, o sujeito cria bases viajadonas e sempre sai encaixando outros elementos em cima do seusom, desde instrumentos de sopro até mesmo outros vocais diferentes. O resultado, um dub moderno com um pé na música eletrônica, dançante e muito envolvente, uma pedrada daquelas que você fica até meio sem entender de onde ele tira tantas coisas. Enfim, só vendo pra crer.
PumpKilla
O estilo de cantar de alguns músicos jamaicanos ,conhecido como raggamuffin, se encaixa perfeitamente na batida do chamado dancehall, mais um dos elementos da rica cultura daquele país. No Brasil essa música vem ganhando cada vez mais espaço em todas as regiões. Vindo de São Paulo, oraggamanPumpKilla, é um dos mc´s que usa essa sonoridade pra mandar suas ideias. Tendo lançado diversos trampos solo e participações, tanto no som de outros músicos quanto em coletâneas do ritmo, o caraé dono de um rima certeira e um flow rápido, além de ser um dos mais destacados no estilo e que mantém viva e ativa a cultura dos graves, que servem de base ao seu som. Raggamuffin/dancehallbrazuca de primeira linha, daqueles de pilhar você a se mexer e melhor ainda se for em cima do skate!
BuguinhaDub
Sabe aqueles caras apaixonados pelo que fazem? Buguinha é um desses! Sua paixão é a música e ele as faz com muito amor. Inteirado até o osso no cenário,o cara destila um dubora tradicional, ora moderno, mas sempre muito intenso e cheio de qualidade.Um pérola da música independente nacional e que soma o seu trabalho a diversos artistas seja do reggae, do rap e até do post-rock, misturando seus sons quando ‘aduba’ certas bandas ou simplesmente servindo-os de base para rimas precisas de vári@smc´s. Além disso Buguinha instiga e participa à produção de diversos eventos da cultura rastafári e além disso se envolve numa porra de outros projetos, sendo um dos mais interessantes o de mixar bandas logo após as apresentações ao vivo, usando a gravação feita durante o show. Para mim, um mestre, que você deve conhecer e que provavelmente agradaria bastante como trilha sonora de um vídeo de skate ou até mesmo do seu rolezinho tocando no seu mp3.
Luiz “buzugo” Rios é editor do blog Sirva-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário